É o fim da conversa (como conhecemos)

É o fim da conversa (como conhecemos)
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Nem todos estamos preparados para esta conversa. Talvez não seja a hora, mas como ocorreu em outras vezes na história, estamos conhecendo uma nova tecnologia, revolucionária: o Chat-GPT.


Tanto as empresas de relacionamento com o cliente quanto os mecanismos de busca estão atentos ao desenvolvimento da inteligência artificial com altas capacidades cognitivas e têm investido fortemente nessas tecnologias. Empresas como Microsoft, Google e Twitter estão explorando a melhor maneira de integrar o Chat GPT em suas plataformas para melhorar as interfaces do usuário e aumentar a receita dos negócios. Isso ocorre porque a sensibilidade da ferramenta torna muito a busca por mecanismos de pesquisa. Entenda também como o Chat GPT ressignifica o papel humano no atendimento ao cliente.


No final de 2022, o Chat GPT foi disponibilizado para comunicação pública. Essa ferramenta é construída em uma arquitetura de rede neural e é treinada com grandes quantidades de texto, possibilitando que o sistema forme respostas em português, espanhol, alemão, francês e principalmente o inglês. A plataforma é capaz de compreender e formar textos complexos, como petições, poesias, auto resposta e notícias. Isso tem levantado debates sobre a possibilidade de substituição de humanos por máquinas em diversos campos de trabalho, além das questões éticas envolvidas no aprendizado de máquina.


Embora o Chat GPT possa ser útil em diversas operações, ainda existem dúvidas de como essa ferramenta irá se aprimorar na interpretação das relações humanas, para ser usada para o atendimento ao cliente.

 

A inteligência artificial no Atendimento ao Cliente

 

Com os avanços da inteligência artificial batendo à porta todos os dias, é inegável o quanto a tecnologia está avançando na sincronização e agilização de processos em todos os setores. Mas alguns ingredientes são fundamentais para o atendimento ao cliente.


O atendimento é a forma como sua empresa atende e interage com os clientes.Independente de quando esse processo ocorra: antes, durante ou depois da compra. E o que está em jogo é a boa experiência do consumidor.


Se ele estiver satisfeito com o atendimento prestado pela empresa, é muito mais provável que compre e promova seus produtos ou serviços para outras pessoas.


Com a chegada do ChatGPT, as conversas de atendimento ao cliente estão prestes a sofrer uma grande transformação. O ChatGPT é uma tecnologia baseada em inteligência artificial que é capaz de entender e responder às perguntas e demandas dos clientes de forma cada vez mais precisa e natural.


No futuro, é possível que as empresas utilizem o ChatGPT como a principal ferramenta de atendimento ao cliente, substituindo completamente a necessidade de um atendente humano. Isso porque o ChatGPT é capaz de lidar com um grande volume de perguntas e demandas de forma rápida e eficiente, o que pode levar a uma redução significativa nos custos de atendimento, desde que os sistemas acompanhem a evolução dessas tecnologias.


Além disso, o ChatGPT é capaz de aprender com as interações, e melhorar sua capacidade de resposta ao longo do tempo. Isso significa que, com o tempo, a ferramenta pode se tornar ainda mais eficiente e precisa na resolução de problemas e dúvidas dos clientes.


Mas afinal, a conversa acabou? Ou está apenas começando?

 

Sabemos que o atendimento ao cliente não deve ser completamente automatizado, pois muitos casos necessitam de atendimento humanizado, especialmente em situações mais complexas e delicadas. O que pode inclusive se tornar um diferencial competitivo para as empresas que oferecem este canal. 


A necessidade humana de contato e compreensão, e a alta carga de complexidade e emoções envolvidas em alguns processos apontam para o uso conjunto no futuro de inteligência artificial e atendentes humanos, a fim de se prestar ao cliente um atendimento mais completo e satisfatório.


A inteligência artificial veio para ficar, fim de papo. Mas o mais importante são as pontes que criamos com estas ferramentas, e como elas podem nos ajudar a alcançar novos patamares.